Relatório TCC – Helicóptero na cidade de São Paulo (22/02/2011)

Alunos:

Andressa Freire

Angélica Dantas

Antonio Espindola

Monique Cunha

Sabrina Bolfarine

Talita Kibaiasse

Dia 19/02/2011

  • Fomos ao Campo de Marte e no local conhecemos Alexandre da Silva Moura, conhecido como “Borracha”. Operador de câmara e sobrevivente do acidente com o Águia Dourada (Rede Record) no dia 10/02/2010.  Pegamos os contatos do Borracha que se dispôs a nos conceder entrevistas ou qualquer tipo de ajuda que venha de encontro ao nosso trabalho.
  • Fomos à Helibrás (empresa responsável em fazer manutenção dos helicópteros, entre eles o helicóptero da Record que sofreu a pane e queda) e pegamos o contato da Lilian para realizarmos uma proposta de orçamento e dúvidas para que ela possa nos orientar, e também falamos com o Luiz (conhecido como Senhor Lu) que trabalha na parte de manutenção das aeronaves (também na Helibrás) que se colocou ao nosso dispor para nos ajudar e orientar.
  • Por fim, passamos no hangar da Policia Militar e conversamos com o Sargento Gomes que nos explicou como funciona o cotidiano dos policiais, e também nos passou seu contato para nos ajudar e/ou agendarmos alguma entrevista.

Dia 20/02/2011

  • Nossa pesquisa teve como ponto de partida o hangar Aristec , fizemos orçamento de diversas aeronaves  em relação a vôos panorâmicos, entre elas, temos: Jet Ranger que leva além do piloto 4 passageiros por R$ 1.650,00 a hora, Robson 443 pessoas por R$ 1.400,00, Esquilo 5 pessoas por R$ 3.000,00 e Robson 22 uma pessoa R$ 600,00 a hora.
  • Conversamos com o piloto Mauricio dos Santos Baliana (trabalha há cinco anos na escola Golden Fly) que nos esclareceu dúvidas importantes como, por exemplo , sobre o Helicóptero Blindado. Ele nos garantiu que o aparelho – recém adquirido pelo Governo – denominado Huey Two possuiu capacidade para 13 tripulantes, bem como dois pilotos, além disso, afirmou que ele é totalmente blindado e as paletas são fabricadas com titânio, capaz de receber tiros até mesmo de fuzil e não cair.

Também nos informou sobre acidentes, mas a questão é que o acesso ao processo de acidentes é muito difícil, pois nos primeiros 90 dias há o sigilo e após este período ninguém consegue visualizar estes documentos, mas não deixou claro os verdadeiros motivos. Portanto vamos pesquisar esse assunto com mais profundidade.

  • À noite fomos recebidos pelo piloto Baliana em sua residência e nos emprestou alguns livros para avançar nossas pesquisas:

– Regulamentos de Tráfego Aéreo – Nova Visão – Questões do DAC para iniciais e revalidações/Cmte. E Professor Cardoso, Ariovaldo Machado.

– Teoria de Vôo – Helicóptero/ prof Rocha e prof. Bergamini.

-Meteorologia – Sonnemaker, João Baptista.

-Manual de Helipontos de 2006 Pilot’s Help de João Carlos Marques.

-Regulamentos de Tráfego Aéreo – Vôo Visual – Avião e Helicóptero Piloto Privado e Comercial – Plínio Jr. Atualizado em novembro 2005.

Pesquisas realizadas

Pesquisamos sobre o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) – 15.02.11

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/o-cenipa/historico

  • Foi criado em 1971, por meio do Decreto nº. 69565, como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). A criação do CENIPA representou o surgimento de uma nova filosofia a ser difundida no país: a palavra inquérito foi substituída e as investigações passaram a ser realizadas com o único objetivo de promover a “prevenção de acidentes aeronáuticos”, em concordância com normas internacionais.
  • Em 1982 foi criado o Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), sob a direção e coordenação do CENIPA, reúnem-se os representantes de entidades nacionais e estrangeiras, publicas e privada, direta ou indiretamente ligadas às atividades aeronáuticas.

Pesquisamos sobre a Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CIAA).

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa//index.php/artigos-cenipa/113-comissao-de-investigacao-de-acidente-aeronautico

  • É um grupo de pessoas técnicas designada para investigar um acidente aeronáutico especifico, devendo sua composição ser adequada às características desse acidente. As investigações realizadas pela Comissão têm como única finalidade a prevenção de acidentes aeronáuticos por meio da identificação dos fatores contribuintes presentes, direta ou indiretamente, na ocorrência e a emissão de “Recomendações de Segurança Operacional (RSO)” que possibilita a ação direta ou tomada de decisões que venham a eliminar aqueles fatores ou minimizar as suas conseqüências.

Pesquisamos os três tipos de investigação do CIAA.

Investigação do Fator Humano?

É a área de abordagem da segurança de vôo que se refere ao complexo biológico do ser humano, nos aspectos fisiológicos e psicológicos que possam ter refletido nas ações da tripulação e demais pessoas envolvidas no acidente, servindo para clarificar a sequência dos acontecimentos na ocorrência.

Investigação do Fator Material?

É a área de abordagem da segurança de vôo que se refere à aeronave nos seus aspectos de projeto, fabricação e de manuseio de material. Não inclui os serviços de manutenção de aeronave

Investigação do Fator Operacional?

É a área de abordagem da segurança de vôo que se refere ao desempenho do ser humano na atividade relacionada com o Vôo. Inclui as seguintes áreas: meteorologia, infraestrutura, instrução, manutenção, aplicação dos comandos da aeronave, tráfego aéreo, coordenação de cabine, julgamento da tripulação, deficiência de pessoal, deficiência de planejamento, deficiência de supervisão, indisciplina de vôo, influência do meio-ambiente e experiência de vôo na aeronave, entre outros aspectos.

Telefone: (61) 3364-8802

Endereço: SHIS – QI 05 – Área Especial 12 Lago Sul – Brasília – DF 

71.615-600 

E-mail: scs@cenipa.aer.mil.

Pesquisamos também Empresas se Seguranças – HELIPARK – 15.02.11

  • O Helipark é o maior centro de serviços especializados para helicópteros da América Latina. As instalações possuem toda infra-estrutura necessária para que se realizem com segurança, operações de atendimento de pista, manutenção, abastecimento e hangaragem de helicópteros.

Rua: Fortunato Grilenzone, 417 – Carapicuíba – São Paulo – SP – Fone: + 55 11 4186 9599

http://www.helipark.com.br/1.asp?Idioma=0

Pesquisamos também no Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, o Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira para 2000 a 2010.

  • Panorama Atual dos Dados Relativos às Investigações de Acidentes;
  • Panorama Geral dos Segmentos da Aviação Civil;
  • Panorama Estatístico da Aviação Geral;
  • Panorama Estatístico da Aviação de Helicópteros;
  • Panorama Estatístico da Aviação de Helicópteros
  • Operadores Policiais e de Defesa Civil;
  • Dados Relativos a Incidentes;
  • Dados Relativos à incursão em Pista;
  • Dados Relativos à Colisão com Pássaros;
  • Dados Relativos a Reportes Confidenciais para a Segurança Operacional.

Pesquisamos também As Regras e Procedimentos Especiais de Trafego Aéreo para Helicópteros.

Procedimento de trafego aéreo.

  • Procedimentos em locais providos de TWR;
  • Procedimentos em locais desprovidos de TWR;
  • Procedimentos especiais;
  • Rota especial de Helicópteros (REH);

Operação em plataforma marítima.

  • Condições para realização de vôo IFR;
  • Critérios Gerais.

Regras de vôo por instrumento.

  • Critérios Gerais;
  • Mínimos Meteorológicos;
  • Condições para Realização de Vôo IFR.

Regras de vôo Visual.

  • Critérios Gerais;
  • Alturas Mínimas para Vôo VFR;
  • Mínimos Meteorológicos;
  • Condições para realização de vôo IFR.

Regras e Procedimentos Gerais.

  • Obediência às Regras e Procedimentos;
  • Esteira de Turbulência;
  • Taxi;
  • Pouso e Decolagem.

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